Piauí Por: Pedro H. Santiago Repórter 09 Fev 2018 11:59 Rede Piauí de Notícias

Barragem de Piaus aumenta capacidade de água

Mas em algumas outras barragens do estado, a capacidade está muito baixa, atuando com 3% do total


Os moradores de São Julião e Pio IX têm moticos para comemorar. A Barragem de Piaus, localizada na divisa dos dois municípios, começou a receber as primeiras águas do inverno de 2018 no Piauí.

Responsável pelo o abastecimento de mais de 25 mil moradores de regiões próximas, as fortes chuvas que caíram nos últimos dias fez com que as barragens de Fronteiras e Pio IX, transbordassem o volume de água nas duas barragens, desaguando em Piaus.

Segundo funcionários da Agespisa, o veolume da água aumentou em cerca de meio metro. “Subiu quase meio metro e continua entrando água, com certeza, vai aumentar mais um pouco”, informou o funcionário.

Barragem de Piaus
Barragem de Piaus / Crédito: Rocílio Rocha

O Departamento Nacional de Obras Contra à Seca (DNOCS), o reservatório de Piaus estava com apenas 3% da capacidade de recolhimento de água e operando com o volume morte.

A capacidade total do açude é de 105 milhões me metros cúbicos de água.

Reservatórios estão com capacidade de 3%

Em entrevista à TV Cidade Verde, o secretário estadual da Defesa Civil, Hélio Isaías,  divulgou que 87 municípios estavam em estado de mergência tendo problemas frequentes de abastecimento de água mesmo com o inverno de 2018 no estado com um grande volume de chuvas. 

Segundo o secretário, a barragem de Curimaté está atuando com a capacidade muito baixa, com menos de 3% do total. “A barragem de lá continua com um volume de água muito baixa. No município de Pedro II, o açude Joana não está com água o suficiente para sobrecarregar o reservatório. A Petrônio Portela ainda se encontra com a sua capacidade entorno de 3 a 4% assim como outras barragens  - Estreito e Cajazeiro – que estão com o volume baixo”, alertou o secretário.
 




Deixe seu comentário: