Eleições 2018 Por: Redação Rede Piauí Repórter 07 Out 2018 21:01 Rede Piauí de Notícias

Bolsonaro e Haddad vão disputar segundo turno

A eleição presidencial deste domingo (07) não teve definição no primeiro turno.


A eleição presidencial deste domingo (07) não teve definição no primeiro turno. Com 97,06% das urnas apuradas e com o segundo turno confirmado, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) lidera a disputa pela presidência da República, com 46,55% dos votos válidos. Fernando Haddad (PT) aparece com 28,58% e Ciro Gomes (PDT), com 12,51%.

Daqui três semanas, no dia 28 de outubro, os dois candidatos voltam a se enfrentar. 

O primeiro turno das eleições foi marcado pelo compartilhamento de Fake News. De acordo com pesquisa, os eleitores de Jair Bolsonaro são os que mais compartilham notícias falsas.

Jair Bolsonaro ficou em primeiro lugar nas eleições em todas as regiões do país, excetuando a região Nordeste, em que Haddad ficou vitorioso em quase todos os estados. Ciro Gomes ficou em terceiro lugar no Brasil, no entanto, no Ceará, estado em que fez carreira política e que foi governador, ele ficou em primeiro com 41,1% dos votos. Santa Catarina foi o estado em que Jair Bolsonaro recebeu mais votos, totalizando 65,82%. 

No Piauí, Haddad conseguiu 62,96% dos votos e Bolsonaro 19,03%.

De acordo com a Lei das Eleições (9.504/97), é considerado eleito o candidato a presidente que obtiver a maioria absoluta de votos (50% mais um voto), não computados os em branco e os nulos. Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, o segundo turno das eleições será realizado no dia 28 de outubro. Concorrem os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

haddad e bolsonaroCom 96% das urnas apuradas, Haddad e Bolsonaro disputam segundo turno. (Montagem Veja)




Deixe seu comentário: