Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 20 Set 2017 10:12 Rede Piauí de Notícias

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência tem programação especial

A programação acontece em Teresina (APAE), de 8h30 às 11h, no primeiro dia; e de 8h30 às 12h, no segundo dia.


Para marcar a data, o Centro de Referência que oferta serviços de proteção social especial para pessoas com deficiências, realiza diversas atividades. A programação acontece nos dias 21 e 22 de setembro, serão realizadas na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Teresina (APAE), de 8h30 às 11h, no primeiro dia; e de 8h30 às 12h, no segundo dia.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência comemorado no dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Essa data Busca conscientizar sobre a importância dos meios de inclusão da pessoa com deficiência.

APAE 2
Atividade pelo dia nacional de luta da pessoa com deficiência. Reprodução: Google

Na quinta-feira (21), a programação inclui um painel sobre o tema “A construção da garantia dos direitos da pessoa com deficiência frente ao Conade”, com a painelista Maria das Dores Silva, presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

Na sexta-feira (22), será realizada a palestra “Ir e Vir – Um direito que me cabe”, com o palestrante Joenilson Oliveira, educador físico do Centro Dia; e “A inclusão das famílias beneficiárias do BPC no CadÚnico”, com a palestrante Luíza de Marilac, gerente de renda mínima da Semcaspi. A programação dos dois dias também inclui apresentações culturais e debates.

 O Centro Dia de Referência é uma unidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e realiza seus trabalhos com o apoio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Teresina (APAE).

São atendidas pessoas com deficiência, de 18 a 59 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou os inscritos no CadÚnico, que estejam em situação de vulnerabilidade social. Os encaminhamentos são realizados pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).




Deixe seu comentário: