Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 22 Fev 2019 00:13 Rede Piauí de Notícias

Ex-dependente químico conquista diploma em Direito no Piauí

Carlos Eduardo usou drogas dos 15 aos 20 anos, quando conheceu o trabalho da Fazenda da Paz e, por meio dos programas oferecidos pela instituição, conseguiu ingressar no curso de Direito.


Uma formatura em Direito no Centro de Ensino Superior Vale do Parnaíba (Cesvale) nesta quarta-feira (20) contou com a participação de Carlos Eduardo Sousa Costa, de 29 anos, ex-usuário de drogas.

Carlos Eduardo usou drogas dos 15 aos 20 anos, quando conheceu o trabalho da Fazenda da Paz e, por meio dos programas oferecidos pela instituição, conseguiu ingressar e concluir o curso de Direito.

“Hoje comemoramos mais uma vitória para a Fazenda da Paz. Um de nossos filhos, Carlos Eduardo, era envolvido com a criminalidade e drogas. Hoje é bacharel em Direito, graças a um projeto da Fazenda e a Seduc”, afirmou Célio Barbosa, coordenador geral da Fazenda da Paz.

A Fazenda da Paz possui cursos preparatórios para o Enem em parceria com a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc). "Eu entrei na Fazenda desacreditado, como todos os usuário de drogas que lá entram. Foi através da reabilitação com minha família que iniciei o tratamento com o intuito de arrumar minha vida. Em 2012 retomei meus estudos e tive a oportunidade de realizar um preparatório na Fazenda da Paz em parceria com a Seduc, que acontecia aos finais de semana e consegui cursar Direito, que eu desejava. A graduação pra mim não é apenas um título, é o certificado de vitória e esperança da possibilidade de mais conquistas", relatou Carlos.

Carlos Eduardo já foi aprovado na primeira fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e deve fazer a segunda etapa no mês de maio. Ele pretende fazer uma pós-graduação em Docência do Ensino Superior e advogar.

Fazenda da Paz

A Fazenda da Paz surgiu em resposta à situação da dependência química no Piauí. É constituída como uma organização não governamental sem fins econômicos e, ao longo de sua trajetória de 24 anos, foi reconhecida de Utilidade Pública Municipal e Estadual, idealizada pelo Padre Pedro Balzi em parceria com leigos católicos da Arquidiocese de Teresina/PI e implantada pelo terapeuta Célio Luiz Barbosa.

A instituição tem como missão institucional prevenir, acolher e reinserir dependentes químicos na sociedade brasileira, através da vivência em comunidade terapêutica, promovendo a transformação de vida e o exercício da cidadania.

A instituição é pioneira no Piauí na implantação e gerenciamento de Comunidades Terapêuticas (CT). Desde sua fundação já atendeu mais de 27.000 dependentes químicos e seus familiares.

Atualmente acolhe mais de 200 jovens e adultos, homens e mulheres.

Carlos Eduardo e Célio Barbosa - fazenda da pazEx-dependente químico conquista diploma em Direito no Piauí. (Reprodução)



Deixe seu comentário: