Eleições 2018 Por: Redação Rede Piauí Repórter 14 Set 2018 19:12 Rede Piauí de Notícias

Fake news usa programa da Meio Norte e montagens originais de campanha de Wellington Dias

Montagens e vídeos com informações falsas estão circulando no WhatsApp.


Uma imagem falsa tomou de conta de grupos de WhatsApp nesta sexta-feira (14). A imagem usa uma montagem original criada pela campanha de Wellington Dias, governador do Piauí e candidato à reeleição, e modifica o texto e os números da pesquisa do Instituto Amostragem. 

Na imagem modificada, Wellington Dias aparece com 35,05% das intenções de voto e Dr. Pessoa aparece logo em seguida com 20,67%. Na imagem original, que traz dados verdadeiros da pesquisa do Amostragem, Wellington está com 40,19% das intenções de voto, seguido por Dr. Pessoa, com 12,66%. 

fake news Wellington Dias

Em apelo, a coordenação da campanha de Wellington Dias pede que todas as informações sejam verificadas. "Queridos piauienses, verifiquem todas as informações que chegam até vocês através das redes sociais e aplicativos de conversas. Mais que isso, denunciem essas informações! O Time do Povo trabalha com a transparência e o respeito à população. Jamais deixaremos inverdades falarem por nós". 

Além da montagem modificada, também circula um vídeo em que aparece o apresentador do programa Agora, da Rede Meio Norte, lendo uma suposta pesquisa do Instituto Amostragem que beneficia Dr. Pessoa e teria sido realizada entre os dias 10 e 13 de setembro. No entanto, conforme nota da Rede Meio Norte, não existe pesquisa realizada nos dias 10 a 13 de setembro, além disso, nenhuma pesquisa foi divulgada recentemente pelo programa Agora.

Veja nota do Grupo Meio Norte:

O GRUPO MEIO NORTE DE COMUNICAÇÃO , repudia qualquer forma de fake news eleitoral por entendermos que isso significa um atentado à democracia. 

Informamos que a suposta pesquisa amplamente divulgada pelas redes sociais hoje, não passa de uma montagem criminosa, que relata números mentirosos, apresentados de forma recortada de outras citações numéricas, através de uma manipulação grosseira. 

Medidas judiciais cabíveis estão sendo tomadas solicitando investigação do fato em todos os níveis . Torcemos pela pronta e rápida providencia dos órgãos competentes .

Atenciosamente 

GMNC

Fiscalização e denúncia

A população também pode ajudar na fiscalização deste tipo de conduta e denunciar. O aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), possibilita aos eleitores denunciarem infrações durante as campanhas eleitorais, atuando como fiscais da eleição e importantes atores no combate à corrupção eleitoral.

O Pardal pode ser utilizado para noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como as relativas à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais. Além do aplicativo móvel, o Pardal tem uma interface web, que será disponibilizada nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para envio e acompanhamento das notícias de irregularidades.

Disque Eleições

O Disque Eleições começou a funcionar em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 19h, até as eleições de outubro. Em funcionamento no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o serviço visa disponibilizar de forma rápida e objetiva, informações acerca do processo eleitoral de 2018. Atualmente o serviço conta com uma equipe de seis servidores, trabalhando em revezamento.

Acesse para conferir medidas vedadas em campanhas eleitorais e ajudar na fiscalização.




Deixe seu comentário: