Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 30 Abr 2018 17:44 Rede Piauí de Notícias

Governador se reúne com prefeitos da região extremo sul do estado

17 prefeitos estavam presentes para tratar de reivindicações da região


Governador em reunião
Governador em audiência com prefeitos da região do extremo sul do estado. (Foto: ASCOM).

Em audiência com o governador Wellington Dias, prefeitos de municípios do extremo sul do estado discutiram demandas da área de saúde e mobilidade urbana. A reunião aconteceu na última quinta-feira (26) e 17 prefeitos estavam presentes para tratar de reivindicações da região.

Na região Sul, obras estratégicas vêm sendo executadas e dependem dos recursos do empréstimo que o Estado espera ser liberado pela CAIXA. Dentre elas, a estrada de Curimatá a Avelino Lopes e a nova rodovia para Morro Cabeça do Tempo e Chapada das Mangabeiras. A recuperação da estrada para Júlio Borges, para Riacho Frio e Marreiros do Piauí também fazem parte desse conjunto.

O governador falou de direcionamentos para recursos do empréstimo em algumas regiões. “No Sul, estamos tratando também com o DNIT uma parceria para a ponte de Santa Filomena. Falando aqui da parte sul, mas os recursos beneficiam os municípios de outras regiões, tanto com obras estratégicas como também com a parte de mobilidade urbana e educação, despesas de capital que são objetivos do empréstimo”, pontuou Dias.

 “Para Curimatá, tivemos a oportunidade de ter a garantia de que nosso Banco do Brasil será reaberto no dia 10 de Maio onde teremos também entrega de equipamentos a escolas do município e escolas do Estado e onde será implantado uma companhia de Polícia Militar provisória para dar suporte para a reabertura do banco”, assinalou.

Para o prefeito de Avelino Lopes, Dióstenes José Alves, a obra de mobilidade para o município vizinho é a prioridade do município. São pelo menos 20 quilômetros de recuperação sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Consórcio de Saúde

Para se fortalecer e enfrentar as demandas por novos recursos, os municípios do extremo Sul estão organizando um consórcio regional de Saúde. A modelagem de consórcio já foi feita entre cidades do Ceará e de Pernambuco e trouxe bons resultados.

“É uma região distante e deve ser mais descentralizada, de mais especialidades e de alta complexidade. Aprovamos hoje um grupo de trabalho com cinco técnicos na área da saúde e também uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado”, pontuou o governador. O objetivo do governo e dos prefeitos é unir esforços junto à bancada federal do Piauí para acelerar liberações da União.

De acordo com o governo, a previsão agora é de que cerca de R$ 270 milhões dos R$ 315 milhões previstos sejam liberados em uma primeira etapa, o restante seria executado em uma segunda etapa do projeto.

Reportagem Danielly Duarte, supervisão Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: