Piauí Por: Thiago Andrade Repórter 02 Mar 2018 15:41 Rede Piauí de Notícias

Governadores propõem a Temer ação contra criminalidade

Presidente ofereceu R$ 42 milhões aos Estados, mas os governadores acharam pouco


Na tarde desta quinta-feira, 01, os governadores dos estados estiveram reunidos com o presidente Michel Temer e fizeram uma proposta ao Governo Federal para combater a criminalidade do país: reunir todas as polícias federais, estaduais numa força-tarefa que deveria ir às ruas nos próximos 90 dias. 

Os governadores reprovaram a proposta por entender que a linha de crédito distribuído pelo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) para investir na área. Segundo eles, o valor não é suficiente. “O fórum dos governadores propôs uma operação nacional, juntando todas as forças, todos os recursos, humanos e materiais, para de uma forma intensa fazer uma investida já nos próximos 90 dias. Todo mundo atuando de forma integrada, com todas as inteligências, todas as forças de investigação para combater a criminalidade”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias, em entrevista coletiva após a reunião.

Reunião de Temer e governadores
Crédito: Beto Barata

O presidente Michel Temer ofereceu uma linha de crédito aos estados que poderia chegar a R$ 42 milhões. A única exigência é que o valor não seja destinado à pagamento de servidores públicos estaduais. O pagamento ficaria disponível por cinco ano e não precisaria ter o aval da União. "A linha de crédito do BNDES é um ponto de partida? Sim, mas não é o suficiente porque há necessidade de recursos para custeio, recursos humanos e, certamente, o financiamento do BNDES só permite para investimentos”, disse Wellington Dias.

Os governadores se reunirão em Teresina na próxima terça-feira, 06, para discutir sobre segurança pública.

O encontro com Michel Temer reuniu ainda os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.




Deixe seu comentário: