Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 17 Ago 2017 21:21 Rede Piauí de Notícias

Maternidade gera risco de infecção a pacientes por falta d’água

As causas do problema seria por conta de um poço de abastecimento e está deixando a Maternidade com higienização precária


Acompanhantes e profissionais denunciam a falta d’água na Maternidade Evangelina Rosa. Segundo informações de uma funcionária que trabalha na UTI da unidade, que preferiu não se identificar, o problema acontece com frequência.

“Tenho informações que desde quarta-feira (16) está faltando água. Aqui é sempre assim, uma hora tem água, outra hora não. Agora com o período mais quente sempre acontece esse problema”, revelou a funcionária ao G1-PI.

Maternidade Evangelina Rosa
Maternidade Evangelina Rosa.                    Foto: Divulgação.

O Doutor Jefferson Sousa relatou que fez vários partos e para evitar a contaminação, tinha que improvisar na higienização.  “Nesse momento está faltando água na parte do Centro Cirúrgico e na [Clínica] Neonatal. Para higienizar as mãos estamos fazendo lavagem com soro fisiológico. É um procedimento arriscado, mas infelizmente estamos fazendo isso para minimizar os riscos porque tem procedimento de urgência e emergência”, afirmou.

Alguns setores da maternidade estão com o abastecimento prejudicado. As incubadoras apresentam sérios riscos de contaminação, porque estão em locais impróprios, no meio da passagem entre salas sem proteção, deveriam estar em local isolado e seguro, a torneira que fica na entrada da UTI não sai água.

Leitos
Leitos da Maternidade.        Foto: Reprodução.

Arcângela Ribeiro que está com o filho internado, diz ter medo do bebê contrair algum problema de saúde. “No alojamento não tinham sequer água para tomar banho. Para banharmos é complicado já que a água vai chegando aos poucos”, disse ao G1-PI.

A assessoria de imprensa da maternidade explicou que a água recebida todos os dias ainda passa por um segundo tratamento lá dentro da maternidade. O registro é trancado durante 15 minutos e depois a água volta a circular normalmente. Ainda informou que nesta quinta-feira (17), uma bomba deu problema no local, mas o restante da maternidade era abastecida normalmente.

A assessoria da Águas de Teresina informou ao G1-PI que a maternidade, além do sistema da águas de Teresina, também é abastecida por um poço que está com problema. A empresa vai enviar dois carros-pipa já que o poço não está atendendo todas as necessidades da maternidade Evangelina Rosa.




 

Com informações de G1-Piauí.




Deixe seu comentário: