Geral Por: Victória Ribeiro Repórter 15 Dez 2017 17:26 Rede Piauí de Notícias

Maternidade Evangelina Rosa ganha prêmio de Segurança do Paciente

Os 20 maiores hospitais do Estado, entre públicos e privados e que possuem leitos de UTI


Foi premiada em segundo lugar na I Amostra de Experiências de Práticas bem Sucedidas em Segurança do Paciente do Estado do Piauí a Maternidade Dona Evangelina Rosa, o premio foi entregue aos profissionais do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que são os profissionais envolvidos diretamente nas ações, pelo bom desempenho implantando e monitorando as ações de gestão para a segurança de pacientes.

Os 20 maiores hospitais do Estado, entre públicos e privados e que possuem leitos de UTI estiveram reunidos no evento. O objetivo principal do evento foi fortalecer a necessidade de cumprimento das metas de Segurança do Paciente e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência (IRAS) como também promover troca de experiências.

Segundo a enfermeira Virginia Lopes Cavalcante, que é com coordenadora no Núcleo de Segurança do Paciente, da Maternidade a importância do evento é que os profissionais conheçam as ações que estão sendo desenvolvidas na Rede de Saúde do Piauí, para a segurança de seus pacientes. “Todos os hospitais apresentaram suas experiências e suas ações dentro da prática de segurança do paciente, o que já fizeram e o que estão desenvolvendo, ou seja, suas vivências e suas práticas. Depois fomos avaliados por uma comissão formada por três profissionais da Vigilância Sanitária que observou, principalmente, o trabalho desenvolvido na maternidade, a segurança na apresentação e a qualidade do material”, comentou Virginia.

Os principais pontos das metas de segurança do paciente foram apresentados pela MDER, que inclusive teve mais avanços. Segundo a coordenadora primeiro ocorreu à implementação das pulseiras de identificação, e logo foram implementados também medicação segura, cirurgia segura, higienização das mãos e avaliação de riscos, como quedas e lesões por pressão.

Virginia comentou também que os profissionais estão estimulados com realização de cursos, palestras e outras atividades internas. “Dentro de cada uma das metas de segurança do paciente nós fomos destacando os pontos que já estão em pleno funcionamento e os que estão em fase de implantação. Mostramos nossos dados e todas as ações desenvolvidas dentro da Evangelina Rosa para reforçar a importância da aplicação dessas metas no dia a dia. Nossos profissionais são estimulados com cursos, atualizações, palestras e campanhas a participarem ativamente da aplicação dessas metas. Sem eles nada disso seria possível”, concluiu ela.

Em parceria com a OMS (Organização Mundial de Saúde), as seis metas de segurança foram estabelecidas pela Commission Internacional (JCI), com o objetivo de melhorar a segurança dos pacientes em situação de risco. As metas adotadas pela Maternidade foram: Identificação correta do paciente; comunicação efetiva; segurança dos medicamentos; cirurgia segura; reduzir riscos de infecção; reduzir riscos de danos ao paciente.

maternidade evangelina rosa



Deixe seu comentário: