Geral Por: Bruno Jacob Repórter 15 Mar 2018 02:27 Rede Piauí de Notícias

Novo sistema de transporte público garante acessibilidade aos passageiros

O Inthegra vai garantir que os terminais de integração e estações de transbordo possuem equipamentos para que todos usem o sistema


No próximo sábado (17) o novo sistema de transporte público o Inthegra passará a funcionar em nossa capital, e a preocupação com a acessibilidade para os passageiros é intensa, cadeirantes, cegos, surdos e daltônicos estarão amparados com equipamentos que possam garantir o direito do uso do sistema.

De acordo com Denilson Guerra, gerente de Planejamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), todo sistema Inthegra foi pensado e executado para dar acessibilidade é o que conta: "Hoje já temos 60% da frota total da cidade com elevador instalado à direita dentro do veículo para permitir que os cadeirantes possam entrar e sair do veículo".

Oitos terminais de integração e todas as estações de transbordo estão sendo construídos em nível de competividade a altura dos coletivos para que o embarque e desembarque dos passageiros, que tem porta alguma deficiência ou não, ocorra de forma tranquila. Além disso conta com uma rampa de apoio para guiar os deficientes visuais com piso tátil.

The Onibus
Novos terminais de ônibus garatem acessibilidade para os passageiros com deficiência. Reprodução: Wilson Filho/cidadeverde.com

Do lado de fora, existem semáforos equipados com botoeira eletrônica com sinal sonoro para quem necessita atravessar os corredores na altura das estações de passageiros. E quem tem daltonismo o painel da acessibilidade em cada semáforo tem uma adaptação visual, mostrando assim um fácil acesso do uso.

De acordo com a arquitetura das novas paradas de ônibus, os projetos foram pensados para respeitar a lei e ter um fácil acesso a todos os aparatos de uma forma mais tranquila e que todas as informações sejam disponibilizadas o mais rápido possível.




Deixe seu comentário: