Piauí Por: Pedro H. Santiago Repórter 27 Abr 2018 17:44 Rede Piauí de Notícias

Número de idosos cresce no Piauí e no Brasil em 5 anos

Para a gerente do PNAD, o aumento segue uma tendência mundial


A população brasileira aumentou e envelheceu de 2012 a 2017, passando de 4,8 milhões para 30,2 milhões em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD - que foi divulgada na última quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Dados Geografia e Estatística (IBGE).

No ano de 2012, a população acima de 60 anos era de 25,4 milhões de pessoas e em 2017 aumentou cerca de 4,8 milhões de novos idosos, o que corresponde um crescimento de 18%. Desse total, as mulheres representam 16,9% enquanto os homens idosos significam apenas 13,3 milhões (44%).

idoso em são raimundo nonato
Grupo de idosas fazendo artesanato em São Raimundo Nonato / Crédito: Divulgação Divulgação - Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato

A gerente da PNAD Contínua, Maria Lúcia Vieira, avalia que o número representa uma tendência mundial de envelhecimento da população nos últimos dias. "Decorre tanto do aumento da expectativa de vida pela melhoria nas condições de saúde quanto pela questão da taxa de fecundidade, pois o número médio de filhos por mulher vem caindo. Esse é um fenômeno mundial, não só no Brasil ”, explicou a gerente Maria Lúcia Vieira.

A quantidade de idosos creceu em todos os estados, porém o número creceu em maior volume no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, a faixa etária que corresponde aos idosos representa 18,6% da totalidade da população de ambos os estados.




Deixe seu comentário: