Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 30 Jan 2019 09:33 Rede Piauí de Notícias

Pequenos produtores do Piauí serão beneficiados com quintais agroecológicos

A iniciativa contará com um investimento de aproximadamente R$ 1.769.000.


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), assinaram na última terça-feira (29), no auditório da SDR, o termo de colaboração do Projeto Quintais Agroecológicos.

O termo foi construído por meio de edital e seleção para possibilitar a implementação de 16 unidades pedagógicas de Quintais Agroecológicos no Piauí a fim de beneficiar pequenos produtores, associações e comunidades, beneficiando aproximadamente 1.000 produtores diretamente. A iniciativa contará com um investimento de aproximadamente R$ 1.769.000.

O projeto foi apresentado pelo professor Josenildo de Souza e Silva, coordenador do Projeto Quintais Agroecológicos, com detalhes sobre os projetos que serão montados, na atividade de aquicultura, hidroponia, pomares, criação de galinhas, pequenos animais, além de utilização de tecnologias que facilitarão e beneficiarão os produtores.

Os territórios piauienses Entre Rios, Cocais e Planície Litorânea são os beneficiados pelo projeto e chegará às cidades de Palmerais, São João do Arraial, Pedro II, Lagoa de São Francisco, Piripiri, Esperantina, Luzilândia, Batalha, Piracuruca, São José do Divino, Parnaíba, Cajueiro da Praia e Cocal.

quintal agroecológico no PiauíPequenos produtores do Piauí serão beneficiados com quintais agroecológicos. Foto: UFPI

Josenildo de Souza afirma que o projeto beneficiará bastante a agricultura piauiense. "A ideia principal desse projeto é apoiar o pequeno produtor, ajudá-lo a produzir mais, desenvolvendo atividades em suas propriedades, buscando tecnologias e novas técnicas que facilitarão esse processo essencial e característico dos quintais agroecológicos, integrando saberes e técnica no campo para desenvolver’’, ressaltou o coordenador .

A iniciativa tem como fonte de recursos o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). O projeto é realizado com a parceria da UFPI, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetag), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e Fecopi. Participaram do evento representantes desses órgãos e do Centro de Saberes Delta Cocais.




Deixe seu comentário: