Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 04 Jul 2018 15:56 Rede Piauí de Notícias

Piauí registra 100 casos de feminicídio, mas não proferiu nenhuma sentença em dois anos

O Piauí aparece como um dos únicos estados que não proferiram sentenças durante o período.


Conforme levantamento do portal o Dia, desde que a lei do feminicídio foi sancionada em 2015, o Piauí já registrou 100 casos de morte de mulheres relacionadas à violência de gênero. Apesar disso, nos anos de 2016 e 2017 nenhuma sentença por feminicídio foi proferida pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-Pi).

Os dados são de uma pesquisa feita pelo Conselho Nacional de Justila (CNJ). De acordo com a pesquisa, o Piauí movimentou, até o final de 2017, 64 processos de feminicídio – sendo 55 pendentes e apenas 9 baixados. O Piauí aparece como um dos únicos estados que não proferiram sentenças durante o período.

Somente no início desta semana, foram registradas três mortes por feminicídio no estado em menos de 24 horas. Em Paulistana, Gabryella de Carvalho, de 22 anos, foi morta esfaqueada pelo companheiro durante uma briga. Já Francinilda Pereira de Andrade, de 33 anos, foi morta a pauladas por José Ribamar Costa, que era marido da vítima. A terceira morte aconteceu na cidade de Piripiri, onde a empregada doméstica Irismar Castro, de 38 anos, foi morta pelo ex-companheiro a facadas na casa onde trabalhava.

tabela

Fonte: O Poder Judiciário na Aplicação da Lei Maria da Penha – 2018, do Conselho Nacional de Justiça.

feminicídioFoto: Reprodução/Portal O Dia




Deixe seu comentário: