Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 11 Ago 2017 09:24 Rede Piauí de Notícias

Piauí se destaca com nova usina fotovoltaica da América Latina

Parque Solar Nova Olinda da Enel Green Power Brasil Participações Ltda, nova usina localizada no município de Ribeira do Piauí, a 377 quilômetros de Teresina


Na manhã de sexta-feira (28), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Piauí (SEMAR) favoreceu as Licenças Ambientais de Operação para a usina fotovoltaica Parque Solar Nova Olinda da Enel Green Power Brasil Participações Ltda, e a linha de transmissão de 500 KV da Nova Olinda – São João do Piauí/Ribeira do Piauí para Alexandre Bittar, especialista ambiental da empresa.

O parque vai colaborar no atendimento de toda demanda de energia do País já que ela se encontra em uma área com altos níveis de radiação, localizada no município de Ribeira do Piauí, a 377 km de Teresina, na microrregião do Alto Médio Canindé, a usina orçada em torno de US$ 300 milhões.

usina solar
Reprodução: Imagens Google

A modelo de outras eólicas, o estado do Piauí vem se diferenciado nos últimos tempos, atraindo empreendimentos voltados à geração de energia renovável, esse é um importante passo dado com a nova instalação do Parque Solar Nova Olinda, da Enel Green Power Brasil Participações Ltda.

De acordo com o superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, o Piauí tem o compromisso de buscar a cada dia ,o desenvolvimento, com a geração de mais emprego e renda. A Semar fez um esforço para liberar em tempo recorde, em apenas três meses, as licenças de operação, tanto do parque como da linha de transmissão que interliga essa unidade de geração de energia à subestação de São João do Piauí.

"Entendemos que um empreendimento deste porte é de suma importância para alavancar o nosso desenvolvimento, além de nos colocar em posição de destaque entre os estados geradores de energia renovável. Este é o maior empreendimento de energia fotovoltaica da América latina”, afirma Carlos Moura Fé.

usina solar
Reprodução: Imagens Google
 

A usina será instalada em uma área de 690 hectares, suportando 290MW, gerando em volta de 600 GWh por ano, capaz de atender as necessidades de consumo de energia de cerca de 300 mil, para residências de todo Brasil, impedindo a emissão de 350 mil toneladas de CO2 para a atmosfera, protegendo assim o meio ambiente.

*Com informações de Brasil247.com




Deixe seu comentário: