Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 18 Mar 2019 15:20 Rede Piauí de Notícias

Piauí sedia Encontro de Associações Municipais do Nordeste Brasileiro

Um documento será elaborado ao final do evento com as principais reivindicações dos municípios..


A Associação Piauiense de Municípios (APPM), em parceria com as entidades municipais do nordeste, realizou, nesta segunda-feira (18), o I Encontro de Associações Municipais do Nordeste Brasileiro no Piauí. O governador Wellington Dias participou da reunião técnica que teve como principal objetivo discutir e unificar uma pauta municipalista que contemple as reais necessidades da região.

Encontro de Associações Municipais do Nordeste Brasileiro

 Piauí sedia Encontro de Associações Municipais do Nordeste Brasileiro.

Alguns temas serão colocados em debate, como a atualização dos programas de saúde, cessão onerosa, royalties e 1% do FPM para o mês de setembro. “Há um grande volume de recursos que estados e municípios do Nordeste devem receber da União e estão retidos. Estamos trabalhando para que a Câmara e o Senado possam votar alguns projetos a nosso favor”, disse o governador. 

Ao final do evento, um documento será elaborado. A Carta de Teresina irá destacar as principais reivindicações dos estados nordestinos ao governo federal e será apresentada pelos líderes municipalistas na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada entre os dias 08 e 11 de abril.

Os presidentes das Associações de Municípios dos Estados de Alagoas, Maranhão, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe também marcaram presença ao evento. 

Para o presidente da APPM, Jonas Moura, o momento servirá para reunir entendimentos e fortalecer as pautas prioritárias para a região nordeste. “Estamos preparando este evento onde estaremos, com os colegas presidentes das associações nordestinas, bancada federal e os presidentes das associações microrregionais do estado, tratando da criação de uma pauta que efetivamente atenda a nossa região. Queremos, com isso, levar até o governo federal as reivindicações e expectativas dos prefeitos nordestinos, que lutam por melhores condições de governabilidade e um pacto federativo mais justo e igualitário”, destaca o gestor.




Deixe seu comentário: