Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 12 Abr 2018 16:34 Rede Piauí de Notícias

Onze cidades estão em situação de emergência por alagamentos no Piauí

Mais de 50 famílias deixaram suas casas só no município de Campo Maior


No Piauí, 11 cidades já decretaram estado de emergência em razão das chuvas que atingiram os municípios e provocaram alagamentos. Estão em emergência os municípios de José de Freitas, Barras, Lagoa Alegre, Batalha, Cabeceiras, Esperantina, Luzilândia, Joca Marques, Madeiro e Pimenteiras e, na última quarta-feira (11), Campo Maior também decretou.

Campo maior alagamento
Alagamento no municipio de Campo Maior. Foto ASCOM, Campo Maior.

Em Campo Maior mais de 50 famílias já tiveram que sair de suas casas, muitas foram levadas para escolas, prédios públicos e casas de parentes. De acordo com a Prefeitura de Campo Maior, caso a situação persista, o município pode declarar estado de calamidade pública. “A situação é bastante preocupante, o nível dos rios que cercam a cidade aumenta a cada dia, caso a situação persista, iremos declarar estado de calamidade pública, requisitar mais apoio do Governo do Estado e Federal para que as famílias possam estar cada vez mais assistidas", declarou o prefeito de Campo Maior, José Ribamar de Carvalho.

O estado de calamidade pública é declarado a partir de uma situação anormal, provocado por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público. Ou seja, o município não tem condições de resolver o problema, nesse caso, provocado por desastres naturais, e necessita da intervenção federal e estadual. Na situação de emergência, os governos apenas complementam o auxilio à prefeitura, que arca com o restante dos recursos. Um município em estado de calamidade pode realizar compras sem licitação.

Reportagem Danielly Duarte, supervisão Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: