Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 01 Set 2017 18:10 Rede Piauí de Notícias

Piauí tem a 8ª cidade menos habitada do país

Estudo vai auxiliar na melhor distribuição dos valores dos recursos distribuídos pelo Fundo de Participação dos Municípios


Na última quinta-feira (31), foi divulgada a contagem populacional  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em que revela que cerca de 45 municípios do estado tiveram em suas populações uma queda. Deste número, a cidade de Miguel Leão ganha destaque por ser uma das oito cidades menos habitadas do país.

A população de São Francisco de Assis do Piauí diminuiu cerca de 2,63% entre os anos de 2016 e 2017. Atualmente o município conta com 5.657 moradores. O fato curioso é que o contingente populacional de Conceição do Canindé, município vizinho de São Francisco, aumentou em 4,10% neste mesmo período pesquisado.

Miguel Leão
A cidade de Miguel Leão é a menor do estado / Foto: Estadão

As cidades de Brejo do Piauí, Caridade do Piauí e São Miguel do Tapuio, tiveram queda de 0,57%, 0,6% e 1,19% respectivamente, sendo os municípios com maior queda dentre os pesquisados no estado.

FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

Todos os anos o IBGE faz uma pesquisa contabilizando o número de habitantes de cada município para que no ano posterior ao pesquisado, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) seja calculado e a distribuição aconteça com base nos números.

CIDADES MENOS HABITADAS NO BRASIL

Segundo os números levantados pelo IBGE, Miguel Leão é a oitava cidade menos populosa do Brasil, consequentemente, a menos populosa do Estado. A nível nacional a cidade do Piauí fica à frente em números de habitantes de cidades como Serra da Saudade (MG) que possui apenas 812 moradores; de Borá (SP) com 839 moradores; Araguainha (MT) com 931 moradores; Oliveira de Fátima (TO) com 1.100 moradores; Anhaguera (GO) com 1.126 moradores; Uru (SP) com 1.207 moradores; Cedro do Abaeté (MG) com uma população estimada em 1.209 moradores.

Prefeitura de Miguel Leão
Miguel Leão é uma das menores cidades do país / Foto: G1 Piauí

AS CIDADES MAIS POPULOSAS DO ESTADO

Segundo o estudo, a cada dez habitantes residentes no Piauí, seis vivem em cidades com mais de 20 mil moradores. Neste contexto, Teresina encontra-se com mais de 850.198 mil habitantes; seguido por Parnaíba com 150.547 mil habitantes; em terceiro Picos com 76.828 mil habitantes; em quarto Piripiri com 62.733 mil habitantes; e fechando as cinco cidades mais populosas do estado, Floriano com 58.969 mil moradores.

Teresina
Teresina atualmente possui 850.198 mil habitantes / Créditos: Reprodução Internet

*Com informações da Redação R/Piauí




Deixe seu comentário: