Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 06 Set 2017 16:21 Rede Piauí de Notícias

Piauí tem terceiro pior desempenho entre os tribunais

O Piauí fica acima somente do Alagoas e por servidor a frente do Acre


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou nesta semana o levantamento Justiça em Números, e constatou que o Piauí tem o terceiro pior desempenho do país e o segundo menos eficiente entre os terminais de pequeno porte. O levantamento toma em consideração custos e desempenho do Judiciário em todos os estados do Brasil. Os dados são relacionados ao ano de 2016.

No Piauí a taxa percentual de produtividade é de 59%. São 1.010 processos baixados por magistrados a cada ano e 74 por servidor. Por magistrado o Piauí fica acima somente do Alagoas e por servidor a frente do Acre. "A grande maioria dos magistrados estão fazendo o seu papel, mas infelizmente existe ainda uma turma que não está comprometida, principalmente aqui em Teresina", afirmou o presidente da OAB-PI, Chico Lucas defendendo o funcionamento do judiciário em dois turnos.

O presidente da Associação dos Magistrados do Piauí (Amapi), juiz Thiago Brandão destacou que quanto mais se vem elevando os investimentos mais vai aumentar o nosso desempenho no Justiça em Números. "Já chegamos a ocupar a última colocação, já chegamos a ocupar a penúltima colocação e agora estamos na antepenúltima colocação. Não que essa colocação nos deixe confortável, muito pelo contrário”, afirmou, levantando que a justiça deve continuar a investir no primeiro grau da jurisdição.

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou nesta semana o levantamento Justiça em Números
Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou nesta semana o levantamento Justiça em Números Foto:cnj.jus.br

Os dados revelam que a despesa mensal por juiz no Brasil é de R$ 47,7 mil, com orçamento médio de R$ 75,9 bilhões. Deste valor 89,5% é destinado para despesas com pessoal e a taxa de congestionamento de processos é de 73%. "O Piauí tem no cenário nacional o menor gasto com juiz por estado da federação", ressaltou o presidente da Amapi.

O juiz Thiago Brandão falou também que a taxa de congestionamento está relacionado a taxa de processos que entram e não são julgados no mesmo ano.

JUSTIÇA EM NÚMEROS

O Justiça em Números também calcula o Índice de Atendimento à Demanda (IAD) de cada tribunal, que é a relação entre a soma de processos baixados e os casos novos. Quando o tribunal supera 100%, quer dizer que ele conseguiu dar saída não apenas ao total de processos ingressados, bem como a parte do estoque. A situação inversa significa que o estoque de processos deverá aumentar no próximo ano.

Da Redação RPiauí




Deixe seu comentário: