Piauí Por: Pedro H. Santiago Repórter 20 Fev 2018 16:35 Rede Piauí de Notícias

População se reúne para limpar o açude Cajazeiras em Pio IX

Moradores vivem da atividade de pesca e o açude estava secando por conta da estiagem


Cerca de 60 pescadores do município de Pio IX se reuniram na última segunda-feira, 19, e organizaram um mutirão para fazer a limpeza das margens do açude Cajazeiras

O grupo vive exclusivamente da atividade da pesca e o açude havia secado durante cerca de seis anos de estiagem que assolou a região. Com as chuvas que caíram na região o açude voltou a receber as primeiras águas, e com isso, o o grupo de pescadores tomaram a iniciativa de limpar o açude.

População de Pio IX se reúne para limpar o açude Cajazeiras
Pescadores fazem a limpeza do açude / Crédito: Piauí em Foco


O Presidente do Sindicato dos Pescadores de Pio IX, Josemar Campos, destacou que a chuva que está sendo acumulada, está trazendo uma nova esperança aos trabalhadores da região. “A gente mobilizou os pescadores, nós estamos fazendo aqui nossa parte, visto o açude está tomando água, Deus está fazendo a parte dele, está mandando chuva, já tem uma boa porção de água acumulada aqui”, afirmou o presidente.

Ainda segundo o presidente, o temor dos pescadores é que uma das paredes acabe cedendo. “Temos uma grande preocupação, tanto com o açude, como com o povo que mora aqui do outro lado da parede, que é o acampamento, a parede está oferecendo grande risco, se o açude chegar a tomar 70% da capacidade de água, a um grande risco de essa parede ir embora, e esse povo que está aqui ficar só na história, se não tomarem providencias logo, é uma catástrofe já programada, se arrombar aqui, muitas regiões aqui pra baixo ,que tem um grande número de pessoas vão sofrer, vai ser uma catástrofe muito grande”, disse.
 




Deixe seu comentário: