Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 24 Jul 2018 14:10 Rede Piauí de Notícias

Prefeitura de Teresina demite guarda municipal acusado de agressão

Ele foi acusado de agressão a um skatista em fevereiro do ano passado e, desde o ocorrido, foi instalada uma comissão para apurar o caso e adotar as medidas administrativas cabíveis.


A Prefeitura de Teresina publicou em Diário Oficial, este mês, a demissão do guarda municipal E. C. V. da C. Ele foi acusado de agressão a um skatista em fevereiro do ano passado e, desde o ocorrido, foi instalada uma comissão para apurar o caso e adotar as medidas administrativas cabíveis. 

Na época do ocorrido, o guarda também foi afastado de suas atividades, enquanto ocorria o processo administrativo disciplinar que investigou o caso. O corregedor da Guarda Municipal, procurador Ari Ferreira, explica que a primeira medida adotada pela administração foi instaurar um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do guarda.

Segundo ele, foi dado o direito de defesa ao Guarda para que todo o caso fosse esclarecido, tendo inclusive a representação de Advogado legalmente constituído. “A Prefeitura de Teresina não pode admitir este tipo de conduta, de truculência. A atitude de um guarda deve ser impositiva, mas não truculenta. Deve ser enérgica, ativa, jamais abusiva. O papel da Guarda é no reforço da segurança, mas de uma forma humanizada”, frisa o gestor.

JordeanJordean foi abordado de forma truculenta por guardas municipais no Parque Cidadania (Foto: Arquivo Pessoal).

O caso de agressão foi denunciado pela Associação Teresinense dos Skatistas. Um vídeo também chegou a circular por meio das redes sociais com a abordagem da Guarda no Parque da Cidadania.

As imagens mostravam o jovem, identificado apenas como Jordean, sendo abordado por cinco guardas que o imobilizam e um deles chega a chutar o rapaz mesmo quando ele já está no chão. Vários skatistas ainda tentam evitar as agressões e avisam que estão filmando tudo.

Após ser imobilizado, Jordean foi revistado e, mesmo não portando nada ilegal, saiu do Parque Cidadania algemado e com marcas de agressões nas costas.

Guarda Municipal de Teresina

Criada por meio da Lei complementar n° 3.834, a Guarda Civil Municipal de Teresina é vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). A atuação do órgão acontece nas praças, parques, CEUs, corredores e terminais de Teresina com o objetivo de garantir maior segurança aos frequentadores desses espaços. A Guarda Municipal atua, ainda, em ações do Programa Vila Bairro Segurança e dos projetos “Teresina Protege” e “Educando para Prevenir”.

Com informações de Prefeitura Municipal de Teresina.




Deixe seu comentário: