Tocando Agora:Rede Piauí de Notícias
Redação Rede Piauí EDITOR CHEFE
Anderson Soares COMERCIAL
WhatsApp EXPEDIENTE/FALE (86) 99494-2468
Eleições 2018 Por: Redação Rede Piauí Repórter 06 Out 2018 20:09 Rede Piauí de Notícias

Presidente do TRE-PI pede respeito ao resultado das urnas e critica "onda de ódio" nas eleições

O presidente Sebastião Ribeiro Martins afirmou ainda que candidatos que levantam suspeitas sobre as urnas, como Jair Bolsonaro (PSL), já foram eleitos em outros pleitos com a urna e não questionaram.


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Sebastião Ribeiro Martins, criticou o que chamou de “onda de ódio eleitoral” em entrevista concedida à Cidade Verde neste sábado (06). Ele pediu ainda que o país respeite o resultado das eleições que deverá ser anunciado até às 21 horas do domingo (07).

“As eleições é uma festa da democracia. Esse discurso do ódio, essa onda de ódio eleitoral não deveria existir. Devemos unificar o país. O eleitor vota livremente em seu candidato e depois das eleições, é preciso que o candidato vitorioso tenha a legitimidade garantida pela Constituição. É um princípio da Constituição. É o princípio da soberania popular. O resultado das urnas tem que ser respeitado. Vence as eleições o candidato que conseguir a maioria dos votos”, afirmou. 

Sebastião Ribeiro Martins também reafirmou a segurança da urna eletrônica e citou candidatos que levantam suspeitas sobre as urnas, como Jair Bolsonaro (PSL), e que já foram eleitos em outros pleitos com a urna e não questionaram. “A urna eletrônica é segura, já foi testada e aprovada. É um produto da tecnologia brasileira. Vários países já adotaram a urna brasileira. Vários candidatos que criticam a urna já foram eleitos várias vezes através da urna e não criticaram. Testes já mostraram a legitimidade do processo”, declarou.

Sebastião Ribeiro MartinsPresidente do TRE-PI pede respeito ao resultado das urnas e critica "onda de ódio" nas eleições. Foto: LuccasAraújo/Cidadeverde.com

Para o presidente, a expectativa da Justiça Eleitoral é que a votação ocorra dentro da normalidade. “O TRE-PI todos os anos faz um planejamento das eleições. Está tudo organizado, as urnas já estão nos locais de votação. Uma auditoria foi realizada para comprovar a segurança das urnas eletrônicas, os juízes eleitorais já estão preparados. Temos 470 técnicos de urnas à disposição dos juízes. Esperamos que tudo ocorra de forma tranquila e dentro da normalidade”, disse.

Ouvidoria do TRE-PI realizará plantão no final de semana das eleições

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) ficou em plantão de atendimento durante todo o sábado (6), no horário das 8h às 18h, e ficará de plantão também no domingo (7) das 8h às 20h, quando acontece o primeiro turno das Eleições Gerais 2018. O objetivo é auxiliar a população na busca de informações, ou até mesmo receber denúncias de crimes eleitorais, como compra de votos e manifestações irregulares, tanto pelo eleitor como pelo candidato.

O contato com a ouvidoria poderá ser feito presencialmente no prédio do TRE-PI, localizado na Praça Desembargador Edgar Nogueira, s/n - Centro Cívico – Teresina, ou ainda, pelos telefones 0800 086 0086, 2107-9677/2107-9678 ou pelo e-mail [email protected] e está aberta também a críticas, sugestões e elogios sobre as atividades da Justiça Eleitoral no Piauí.




Deixe seu comentário: