Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 26 Set 2017 12:06 Rede Piauí de Notícias

Professores fazem paralisação e protesto no Karnak

A paralisação acontece hoje em escolas de todo o Estado


O Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte-PI) marcou para a manhã de hoje (26) uma paralisação a nível estadual para a categoria. O sindicato chamou a todos para fazer se reunirem em frente ao Palácio de Karnak para tentar estabelecer uma conversa com o Governo.

Segundo o sindicato, o Governo passou a pagar o salário reajustado depois da greve feita pela categoria no começo do ano. A questão é que o pagamento estaria sendo realizado de forma irregular, tendo em conta que não foi editada a lei do piso dos professores. Desse modo, os profissionais que estão perto de se aposentar aguardam que o reajuste seja confirmado por decreto, para que dessa forma possam obter a aposentadoria calculada sobre o novo valor.

Professores denunciam ainda escolas com problemas de infraestrutura
Professores denunciam ainda escolas com problemas de infraestrutura Foto: Moura Alves/ O Dia

“É uma obrigação do Governo e nós viemos aqui cobrar. [A situação] vem desta maneira desde junho, se uma lei do reajuste, e com isso emperra as aposentadorias de professores e funcionários”, declara a presidente do Sinte, a professora Paulina Almeida. A apreensão, de acordo com  a presidente, é com a ausência de segurança legal do reajuste concedido pelo governo que não foi oficializado por decreto.

Além dos professores, funcionários administrativos das escolas precisam de um decreto de reenquadramento para se aposentar e receber reajuste salarial.

Professores se reuniram na rua Sete de Setembro, na lateral do Palácio
Professores se reuniram na rua Sete de Setembro, na lateral do Palácio Foto: Moura Alves/ O Dia

A categoria pede também o reajuste das gratificações. De acordo com o Sinte, existem valores de gratificação que estão congelados há cerca de 9 anos. “Cobramos o reajuste de gratificações de toda natureza: para escolas de tempo integral, diretores, funcionários administrativos trabalhando em secretarias. O governo coloca sempre o limite prudencial como empecilho, e sabemos que é uma foram do governo se safar de não dar reajuste”, falou a presidente do Sinte.

A paralisação ocorre hoje em escolas de todo o estado. Professores de Teresina, Esperantina, Demerval Lobão, Piripiri, Picos e outras cidades do Piauí devem aderir ao ato no Palácio do Karnak. De acordo com nota divulgada pelo sindicato, além da concentração no palácio, núcleos regionais devem fazer protestos em suas cidades.

Ainda de acordo com a nota do Sinte, o governador recebeu a categoria nessa segunda-feira (25), porém não deu nenhuma resposta com relação às reivindicações. O texto diz que Wellington Dias se comprometeu em levar para a Assembleia Legislativa a Lei do Piso para ser aprovada, e que irá dialogar com a Procuradoria Geral do Estado e com o Tribunal de Contas do Estado sobre a condição do reenquadramento dos administrativos.

Escola em hotel

Para além das pautas da categoria, os professores reivindicam também melhores condições de infraestrutura. Os docentes reclamam de escolas do estado com ventiladores defeituosos, salas que não tem janelas e até salas de aula improvisadas dentro dos quartos de um hotel.

A professora Gorete Campos, presidente da regional do Sinte em José de Freitas, relata que a escola da cidade de Lagoa Alegre foi interditada para fazer reformas. Enquanto as obras estão sendo realizadas, as aulas foram ministradas em um hotel que fica na cidade.’’ Você sabe, um hotel tem quartos pequenos. E estão separando as salas com cortina”, declara a professora. A situação foi levada para a superintendência estadual de educação.

Além dessa situação, os alunos da escola Governador Pedro Freitas, também em José de Freitas, estão elaborando um movimento para reivindicar melhorias na climatização das salas de aula. “São salas sem ventiladores, algumas delas fechadas, sem janelas”, disse a professora Gorete. Os estudantes farão uma manifestação pública na cidade na durante esta semana.

Com informações da redação RPiauí




Deixe seu comentário: