Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 25 Nov 2019 12:09 Rede Piauí de Notícias

Qualifica Piauí amplia oferta de cursos e percorre diversos municípios do estado

. O programa agora fornece aulas de corte e costura, salão de beleza e pedreiro de alvenaria, com capacidade para atender mais de 100 alunos por mês.


Mais oportunidade de qualificação para quem busca aumentar o nível dos conhecimentos ou conquistar uma vaga no mercado de trabalho. É que o programa Qualifica Piauí, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), ampliou a oferta de cursos, com novas modalidades. O programa agora fornece aulas de corte e costura, salão de beleza e pedreiro de alvenaria, com capacidade para atender mais de 100 alunos por mês.

De acordo com o Governo do Estado, o Qualifica Piauí percorre municípios do Piauí oferecendo qualificação gratuita para a população, contando com quatro caminhões-aula. Criado há oito anos, o programa antes dava aula apenas de introdução à informática nos caminhões. Nesse período, os veículos percorreram os 224 municípios do Piauí. Este ano, porém, o programa passou por uma mudança, trazendo novos cursos.

Já foram beneficiados os municípios de Uruçuí, José de Freitas, Boa Hora e União, todos com turmas lotadas. “As aulas são bastante procuradas, porque, por meio da qualificação, os alunos conseguem ter uma fonte de renda. Uma ex-aluna nossa do curso de Corte e Costura já está trabalhando numa empresa de fardamento escolar em Uruçuí”, contou Ana Kelly, gerente de Assistência Técnica de Qualificação da Sasc.

O instrutor do curso de pedreiro, José Luís, explicou que as aulas são quase todas práticas, o que facilita o aprendizado. Dos 30 dias do aprendizado, apenas os dois primeiros possuem aulas teóricas, que funcionam em salas dentro dos caminhões, com ar-condicionado. Já nas demais aulas, os alunos botam a mão na massa. “O material de trabalho é gratuito, o que facilita a procura”, diz Luís.

Atualmente, um dos caminhões está em Ribeiro Gonçalves, onde as aulas já começaram. Nos demais municípios, como Uruçuí, Cocal de Telha e Campo Largo, as inscrições estão sendo realizadas. As vagas são distribuídas da seguinte forma: 40 para o curso pedreiro, sendo um turno com 20 alunos pela manhã e 20 à tarde; 96 para os cursos de Corte e Costura e Salão de Beleza, sendo 16 vagas em cada um dos três turnos, em cada uma das modalidades.

Cursos oferecidos pelo Qualifica Piauí

Pedreiro de alvenaria – 20 vagas por turno (dois turnos)

Corte e costura – 16 vagas por turno (três turnos)

Salão de beleza – 16 vagas por turno (três turnos)

qualifica piauíQualifica Piauí amplia oferta de cursos e percorre diversos municípios do estado. (Divulgação)



Deixe seu comentário: