Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 29 Nov 2017 11:11 Rede Piauí de Notícias

Secretário muda de ideia e aceita transferência da ursa Marsha

Representante da Confaos agradeceu o gesto mas achou estranha a mudança repentina do secretário


Após muita polêmica, idas e vindas, decisões emitidas e suspensas na Justiça; parece que a ursa Marsha vai mesmo ser transferida para um local mais adequado. O secretário do Meio Ambiente (SEMAR), Ziza Carvalho, informou nesta terça-feira (28) que aceita a transferência da ursa, mesmo após o Estado ter conseguido derrubar liminar que indicava a transferência do animal para um santuário em São Paulo.

Ursa Marsha
Ursa Marsha causou muita polêmica no Piauí nas últimas semanas. (Foto: Divulgação).

De acordo com o secretário, foi informado a ele que a ursa poderia ser transferida para um outro local, já que após avaliação de especialistas, o santuário também não seria adequado. Este novo local sugerido seria o Rancho dos Gnomos, ao qual Ziza Carvalho deverá fazer uma visita em breve e, posteriormente, autorizar a transferência, se for o caso.

O Rancho dos Gnomos recebe animais apreendidos de tráfico, circos e vítimas de maus-tratos. Fica localizado na cidade de Cotia, interior de São Paulo, e atua na causa em defesa e proteção dos animais desde 1991.

Toda a polêmica em torno da transferência da ursa Marsha começou com um abaixo-assinado eletrônico com mais de 5.000 assinaturas que pedia que a ursa fosse retirada do Parque Zoobotânico de Teresina e levada para o santuário Mata Ciliar, em São Paulo. O secretário Ziza Carvalho foi contrário ao pedido e divulgou vídeo nas redes sociais demonstrando que não abriria mão da decisão de manter a ursa no Piauí. Uma decisão da Justiça determinou a transferência, mas especialistas fizeram análise no Parque Zoobotânico e constataram que a ursa não sofria maus tratos, além do mais, o santuário para onde deveria ser levada a ursa, não possuía estrutura adequada. Nova decisão derrubada e a ursa seria mantida no Zoobotânico mesmo.

Secretário Ziza Carvalho (SEMAR)
Secretário Ziza Carvalho (Semar). (Foto: Cidadeverde).

Agora, com esta decisão do secretário do Meio Ambiente do Piauí, acredita-se que a polêmica seja encerrada, mas somente após a visita do secretário ao local, que ainda não tem data marcada. "Vou visitar o santuário [Rancho dos Gnomos] e ver a condições, bem como o custo de transporte", completou. Ziza informou ainda que a decisão não é só sua e que está em contato com o IBAMA, veterinários e a gerência do Zoobotânico. Somente após a visita ao novo local sugerido, é que deverá tomar a decisão final.

Carolina Mourão (Confaos Brasil)
Carolina Mourão (Confaos Brasil). (Foto: Divulgação).

Carolina Mourão, presidente da Confederação de Defesa Animal do Brasil (CONFAOS Brasil), informou que achou estranha a mudança repentina do secretário, mas agradeceu, e disse que vai aguardar e acompanhar como irá se desenrolar esse processo de transferência da ursa Marsha, caso ela realmente ocorra. A representante disse ainda que não quer politizar o assunto e que pretende fazer tudo dentro da legalidade, sem interesses políticos por trás.




Deixe seu comentário: