Turismo Por: Redação Rede Piauí Repórter 27 Set 2019 09:27 Rede Piauí de Notícias

Secretários de Turismo do Nordeste se reúnem para fortalecer seus atrativos turísticos

Na oportunidade, os gestores do turismo discutiram a criação de uma agenda estratégica para planejar e promover as demandas comuns dos nove estados.


Os secretários de Turismo do Nordeste se reuniram, no primeiro dia da 47ª ABAV Expo Internacional, que acontece em São Paulo até sexta-feira (27), para tratar de uma agenda integrada visando fortalecer o turismo da região. A reunião aconteceu no estande da Bahia com as presenças dos secretários Rodrigo Novaes (PE), Catulé Júnior (MA), Fausto Franco (BA), Arialdo de Mello Pinho (CE), Sales Neto (SE), Carina Câmara (PI), Aninha Costa (RN) e a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, representando o secretário. 

Na oportunidade, os gestores do turismo discutiram a criação de uma agenda estratégica para planejar e promover as demandas comuns dos nove estados. A proposta é promover os atrativos do destino Nordeste buscando mais investimentos e estruturação para o setor. 

Para o vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur)/Nordeste e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a criação do grupo é uma forma de desenvolver a região. “A reunião dos nossos estados é de grande importância para criar ações conjuntas no âmbito político, como também vendendo o Nordeste como destino único. Essa ação vem seguindo os laços existentes no Consórcio do Nordeste, criado com todos os governadores da região”, pontuou.

Segundo o secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Júnior, o Nordeste é mais que turismo de sol e mar. “Temos diversos roteiros e é inegável a nossa potência no turismo, portanto essa união de forças entre os nove estados vai possibilitar um plano de ações alinhado de forma estratégica e conjunta”, avaliou o gestor.

A próxima reunião está marcada para o dia 13 de novembro, em Fortaleza, quando será assinada uma carta aberta para informar aos órgãos competentes e a sociedade as articulações do grupo. 
 
O titular da pasta do Turismo da Bahia, Fausto Franco, ressaltou que o foco é os estados ficarem mais unidos nas ações que potencializam o turismo dos destinos do Nordeste, alinhando as ações promocionais. “Juntos somos mais fortes”, defendeu.

A ação pretende demandar também do governo federal. “Ressalto a importância dessa união, não só para as ações de promoção, como também para facilitar nosso acesso ao Ministério do Turismo. Queremos colocar em pauta nossas demandas de maior importância para o Nordeste brasileiro e também conseguir espaços de mais visibilidade para promoção dentro da Embratur em feiras internacionais”, exemplificou a gestora do Turismo no Piauí, Carina Câmara.

Secretários de Turismo do NordesteSecretários de Turismo do Nordeste se reúnem para fortalecer seus atrativos turísticos.(Divulgação)



Deixe seu comentário: