Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Abr 2018 08:11 Rede Piauí de Notícias

Seis barragens atingem volume máximo e estão transbordando, diz Dnocs

Estão transbordando o Açude Grande de Campo Maior, Jenipapo (São João do Piauí), Malhadinha (Dirceu Arcoverde), Nonato (Dom Inocêncio), Caldeirão e Pé de Serra


De acordo com informações do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), 6 dos 25 reservatórios administrados pelo departamento atingiram capacidade de 100% e estão transbordando. 

Estão transbordando o Açude Grande de Campo Maior, Jenipapo (São João do Piauí), Malhadinha (Dirceu Arcoverde), Nonato (Dom Inocêncio), Caldeirão e Pé de Serra. Estes dois últimos estão localizados em Piripiri, na região Norte do estado.

barragem
                    6 barragens administradas pelo Dnocs atingiram 100% de capacidade. (Foto: Cidade Verde)

Dos seis reservatórios, o de Jenipapo é o que tem a maior capacidade de armazenamento.  São 248 milhões de metros cúbicos de água. A barragem é uma das maiores do estado e banha pelo menos cinco municípios da região.

Segundo o engenheiro agrônomo do Dnocs, Edson Pereira, não há motivo para preocupação quanto ao fato dos açudes chegarem ao seu limite de capacidade. "Todos estão sob controle", disse.

Ainda de acordo com o engenheiro, o período de cheias geralmente acontece em março, mas este ano chegou um pouco mais tarde. "Essas chuvas de agora geralmente acontecem no mês de março, mas tivemos aquela estiagem grande, então, o quadro só está se confirmando em abril. Está praticamente dentro da média", informou.

Reportagem de Ryan Andrade, sob supervisão de Pedro Henrique Santiago.




Deixe seu comentário: