Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 11 Abr 2018 12:33 Rede Piauí de Notícias

Motoristas dos aplicativos Uber e 99 Pop se reúnem com vereadores

O Governo Federal sancionou uma lei que confere aos municípios o poder de regulamentar o serviço


Representantes da Associação dos Motoristas Autônomos para Transporte Privado Individual de Passageiros no Piauí (AMATEPI), que reúne os motoristas que trabalham através de aplicativos de transporte privado (Uber e 99 Pop), se reuniram em audência pública com o vereador Deolindo Moura (PT) e outros parlamentares para discutir questões sobre a regulamentação dos aplicativos. A reunião aconteceu na manhã da última terça-feira (10) na Câmara Municipal de Teresina.

taxistas
   Taxistas fizeram uma manifestação na frente da Câmara Municipal de Teresina contra regulamentação. (Foto: Capital Teresina)

A AMATEPI busca auxílio dos vereadores para articular, junto ao Poder Executivo, a regulamentação do serviço na capital piauiense. O Governo Federal sancionou uma lei que confere aos municípios o poder de regulamentar o serviço. A lei foi aprovada no fim do mês de março. 

O verador Deolindo Moura reforçou a necessidade da regulamentação. "Existem três pontos importantes que mostram a necessidade da regulamentação. Primeiro que não dá mais para barrar essa modernização do sistema de transporte de passageiros, ela acontece em todo o mundo e só tende a expandir; segundo que teremos como tributar o serviço que já é prestado, ou seja, vamos gerar recursos para a cidade de Teresina; e a terceira questão é que terá um controle quanto aos usuários e trabalhadores do sistema", explicou o vereador.

Ainda sobre a importância da regulamentação do serviço em Teresina, o vereador defendeu que os aplicativos são um meio de renda para muitas famílias. "Eu e o vereador Gustavo Gaioso elaboramos um ofício solicitando uma reunião com Strans e Prefeitura para tratar sobre a regulamentação. Estamos unidos com a associação para que cheguemos a um denominador comum, garantindo melhorias para aqueles que encontraram nesses aplicativos um meio de renda, como também para o usuário, que vê neste serviço, que é mais barato, uma forma de economizar”, esclareceu o vereador. 

Taxistas se manifestam

Em decorrência da audiência pública, taxistas realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (11) contra a regulamentação dos aplicativos de transporte individual de passageiros. 

Reportagem de Ryan Andrade, sob supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: