Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 15 Ago 2017 09:31 Rede Piauí de Notícias

TRE decide se extingue 29 zonas eleitorais

A votação retoma hoje após pedido de vistas ontem.


Nesta terça-feira (15), O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) vai finalizar o julgamento das Resoluções 23422/2014 e 23520/2017, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem como proposta uma redução de zonas eleitorais em todo país. No estado do Piauí seriam 29 zonas a serem extintas. A votação foi interrompida ontem após pedido de vistas do juiz José Wilson Ferreira de Araújo Júnior.

Quatro membros da corte manifestaram seus votos, antes da seção ser interrompida. O relator e presidente do TRE, desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, e o juiz Geraldo Magela e Silva Meneses votaram a favor das resoluções do Tribunal Superior. Já o desembargador Edvaldo Pereira de Moura e o juiz Antonio Lopes foram contrários as propostas. No dia de hoje, os votos do juiz José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, que pediu vistas, e dos juízes Paulo Roberto de Araújo e Astrogildo Mendes de Assunção Filho serão decididos.

No estado do Piauí seriam 29 zonas a serem extintas. A votação retoma hoje após pedido de vistas ontem

No estado do Piauí seriam 29 zonas a serem extintas. / Foto: Cidade Verde

Os presidentes de entidades representativas do Ministério Público e da Magistratura, apresentaram à corte uma série de argumentos em que defendiam que a redução pode trazer prejuízos ao processo eleitoral e apresentaram uma porposta para que as alterações não sejam tão drásticas.


“O ideal seria a manutenção de todas as zonas eleitorais, mas, caso a resolução seja acatada pelo TRE, solicitamos que sejam extintas apenas as zonas eleitorais onde a agregação de comarcas do Tribunal de Justiça do Piauí já tenha sido efetivada, que em algumas localidades sejam remanejadas zonas, como no caso dos municípios de Barro Duro, Altos, Oeiras, Picos e Valença do Piauí, e que se preservem pelo menos duas zonas nos municípios de Campo Maior e Parnaíba”, comenta o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, Thiago Brandão de Almeida durante o julgamento.


*Com informações do Portal Cidade Verde




Deixe seu comentário: