Geral Por: Thiago Andrade Repórter 13 Dez 2017 17:01 Rede Piauí de Notícias

UESPI começa reforma da Biblioteca do Campus Poeta Torquato Neto

Essa é uma demanda antiga da comunidade acadêmica que a Administração Superior sempre observou como sendo de grande importância


A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) começou, nesta semana, à reforma da Biblioteca Central do Campus Poeta Torquato Neto. A previsão é de que a obra termine em 210 dias. De acordo com o pró-reitor de Administração e Recursos Humanos da Uespi, Raimundo Isídio de Sousa, a reforma está avaliada em R$ 1.071.921,63 e é financiada pelo Tesouro Estadual.

Haverá também um alargamento do segundo pavimento da biblioteca, que ao final da obra deverá integrar os seguintes espaços: processamento técnico, sala de computadores, secretaria, arquivo, restauração, copa, arquivo, sala de reunião, direção, coordenação, plataforma, hall e espaço de convivência, o pavimento térreo deverá abrigar, prioritariamente, o acervo.

Para vistoriar a reforma da Biblioteca Central, a instituição constituiu uma equipe de fiscais de contrato formado pela diretora de Engenharia, Tallyta Lopes, pelo engenheiro Laerson Vieira, pela profª dr.ª Artemária Andrade, e pela bibliotecária da instituição, Débora Araújo.

Biblioteca Central do Campus Poeta Torquato Neto
Biblioteca Central do Campus Poeta Torquato Neto  Foto:Ascom/UESPI

O reitor da Uespi, Nouga Cardoso, comemora o começo da reforma. “É com muita alegria que a gente comemora. Essa é uma demanda antiga da comunidade acadêmica que a Administração Superior sempre observou como sendo de grande importância, mas que em função dos trâmites processuais, licitação, levantamento do projeto arquitetônico, análise das estruturas existentes, levou um certo tempo para que a gente concluísse esse processo”, declara Cardoso.

Desde o ano passado, um grupo de engenheiros e arquitetos se reuniu com o reitor Nouga Cardoso, bem como com diretores de centro e pró-reitores para conversarem sobre o projeto arquitetônico de reforma do prédio da biblioteca.

Campus receberá nova biblioteca

Por causa da necessidade de um espaço mais amplo, considerando as normas técnicas e o padrão de engenharia e arquitetônicos modernos, com espaços como sala de leitura individual e coletiva, espaço para comportar o acervo, e que obedeça aos critérios de acessibilidade, a Uespi está em processo de licitação para a elaboração de projetos para nova biblioteca, que deverá ser construída próximo ao Núcleo de Educação a Distância (Nead). A licitação está na etapa de contrarrazões dos investimentos que foram apresentados.

 




Deixe seu comentário: