Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 06 Nov 2018 09:04 Rede Piauí de Notícias

Veja imagens! Ventania surpreende teresinenses e causa estragos pela capital

Os ventos chegaram a 62km/h; especialista explicou o que foi a causa do fenômeno repentino.


Na noite desta segunda-feira (5), os teresinenses foram surpreendidos por uma forte ventania. Segundo climatologistas, os ventos chegaram a 62km/h, causando diversos estragos pela cidade.

O climatologista Werton Costa explicou que o fenômeno foi causado pela presença de uma grande nuvem sobre Teresina e região chamada de cúmulo-nimbos. Apesar de assustar, ele afirma que este tipo de nuvem é comum em Teresina e que representa grande quantidade de água e descarga elétrica, comum no período chuvoso.

"Essas nuvens são muito comuns em nossa capital, principalmente na chamada pré-estação, quando elas ocorrem de modo isolado. São nuvens de desenvolvimento vertical e que tendem a provocar muitas instabilidades. São sistemas que promovem a subida do ar quente e úmido e a liberação de ar quente e seco, geralmente acompanhado de fortes rajadas de vento", disse.

Estragos

No cruzamento da avenida Irapuan Rocha com a avenida Dom Severino, zona Leste da capital, uma árvore caiu, interrompendo o trânsito.

No bairro Mocambinho II, setor A, na zona Norte, o vento arrancou pela raiz uma árvore que caiu sobre uma casa e também danificou a fiação elétrica. No início da manhã, a região ainda permanecia sem energia.

Por meio de nota, a Cepisa informou que a queda de árvores na rede elétrica e provocou o bloqueio de três de subestações, interrompendo o fornecimento de energia em parte das zonas Sul e Norte. A nota diz ainda que equipes da distribuidora estão mobilizadas para garantir o restabelecimento e que 75% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento regularizado.

O Corpo de Bombeiros atendeu a 37 ocorrências de queda de árvores durante a noite. 

Árvore caída

 Foto: Divulgação.

Em outros pontos da cidade houve queda de placas de propaganda, inclusive sobre carros.

placa cai sobre carro

  Foto: Divulgação.

Com informações de Cidade Verde.



Deixe seu comentário: