Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 07 Dez 2018 09:07 Rede Piauí de Notícias

Wellington Dias defende implementação do Fundo Nacional de Segurança Pública

Declaração foi dada durante curso sobre segurança pública que ocorreu no TJ-Pi nesta quinta-feira (06).


O governador Wellington Dias participou, nesta quinta-feira (6), do curso “Segurança Pública Comunitária Interativa: Os desafios dos três subsistemas de justiça: o policial, o penitenciário e o judicial, e o recrudescimento da violência, do crime e da criminalidade”, realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí. O evento é promovido numa parceria entre o Judiciário piauiense e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), visando capacitar a Polícia Militar e desenvolver estratégias de aproximação com a sociedade para otimizar o policiamento comunitário. 

Referência na área de segurança pública, o ex-secretário de direitos humanos do Rio de Janeiro, coronel PM Jorge da Silva, principal palestrante do evento, destacou que essa interação polícia população é fundamental para um combate eficaz da criminalidade. 

“Imaginar que a polícia sozinha vai resolver o problema da criminalidade é ilusão. Se isso fosse verdadeiro, os locais onde tem polícia numerosa não teriam crimes. O Piauí e Teresina estão em uma condição privilegiada em relação a outros estados. Precisa cuidar para que não piore”, pontuou o estudioso.

O governador fez uma apresentação das dificuldades enfrentadas no combate à criminalidade e às ações desenvolvidas. O chefe do Executivo estadual defendeu a separação de presos por nível de periculosidade, além da implementação do Fundo Nacional de Segurança Pública para custear políticas na área. Para o gestor, a fonte seriam os jogos de apostas pela internet.

“Em 2012, o Brasil movimentava R$ 80 bilhões em jogos pela internet. Milhares de pessoas apostam. Surge uma montanha de dinheiro sem pagar qualquer tributo. Tributar é a alternativa e garantia de uma receita de aproximadamente R$ 20 bilhões no primeiro ano de regulamentação”, explicou Wellington.

O curso segue até o próximo sábado. Participam policiais, estudantes, professores e representantes dos movimentos sociais. Representando conselhos de segurança de bairros da capital, o coronel reformado Valdinar Lopes entregou ao palestrante uma proposta de contribuição ao Plano de Segurança Pública Comunitária Interativa.

wellington dias sobre segurança curso no TJWellington Dias defende implementação do Fundo Nacional de Segurança Pública. Foto: CCom

Homenagens

Durante a solenidade, três militares receberam a Medalha do Mérito Renascença, comenda oferecida pelo Governo do Piauí a pessoas que se destacam em atividades que contribuem para o desenvolvimento do Brasil.

 No grau comendador, foi agraciado o palestrante do curso, o coronel PM/RJ Jorge da Silva, cientista político e pós-doutor pela Universidade de Buenos Aires. “Honrado demais com essa homenagem. Vale a pena lutar, mesmo quando se acha que não está valendo nada”, pontuou o oficial.

Foram agraciados ainda com a medalha, no grau oficial, os capitães Marcelo Vitor Duarte Correia e Rafael Tossati, ambos da PM de Rondônia.




Deixe seu comentário: