Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 24 Ago 2017 16:46 Rede Piauí de Notícias

Governador do Estado propõe decreto de emergência para segurança

Wellington Dias quer criar ainda um fundo de investimentos para o setor; a proposta foi bem recebida por Governadores


O Governador Wellington Dias (PT) declarou que está trabalhando juntamente com os demais governadores do nordeste a declaração de um decreto de emergência na área da segurança pública.  Além disso, o governador propôs a criação de fundo para investimentos no combate à criminalidade e melhoria do serviço na região.

Segundo Wellington Dias, o problema na segurança pública acontece em todo Brasil e, por conta disso, as operações locais são insuficientes para combater com a crise. “Defendi com os governadores do nordeste da gente fazer um decreto de emergência dessa área relacionada à segurança para que possamos ter um tratamento da parte do governo central a altura de um problema grave, porque tem hoje os criminosos, principalmente traficantes, organizados nacionalmente e é impossível lidar localmente”, explicou.

Wellington Dias
Wellington Dias Foto: Jessica Kamila/OitoMeia

Wellington Dias disse que a proposta foi bem recebida pelos governadores, que deverão se reunir no próximo mês, em um encontro emergencial, para debater a questão. “Ou resolve o nacional, ou a gente tem dificuldade de resolver sozinho. Como vou poder cuidar da segurança no estado, se não tenho o poder de controlar a entrada de drogas e armas no país?”, questionou o petista.

Segundo o governador, é preciso ainda a criação de um fundo com fonte garantida de recursos destinados para segurança, assim como aqueles que financiam o Bolsa Família, o FUNDEB e o SUS. “No que tange a uma situação ou outra nós estamos tratando. Agora, eu defendo a necessidade de uma ação e um decreto de emergência, pelo menos na região nordeste”, pontuou.

Na capital Teresina, três ônibus e uma caminhonete foram incendiados nesta semana. A suspeita é que a ordem para os incêndios teria saído de um dos presos da Casa de Custódia após o motim que ocorreu na noite do último sábado (19) na penitenciária. A Secretaria de Justiça (SEJUS) informou que a confusão pode ter sido causada pela instalação de câmeras de monitoramento na Unidade.

Com informações de PortaloDia




Deixe seu comentário: