Geral Por: Ryan Andrade Repórter 15 Jun 2018 12:29 Rede Piauí de Notícias

Teresina tem a 13ª maior taxa de homicídios do país, diz Atlas da Violência

Em Teresina, a taxa de homicídios chegou a 44 para cada 100 mil habitantes.


De acordo com a Atlas da Violência, divulgado nesta sexta-feira (15), Teresina possui a 13ª maior taxa de homicídios do país. A capital piauiense ocupa a 201ª posição entre as cidades analisadas (com pelo menos 100 mil habitantes). A cidade de Parnaíba, no litoral piauiense, aparece na posição 111 entre as 309 cidades da lista produzida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Em Teresina, a taxa de homicídios chegou a 44 para cada 100 mil habitantes, e a de mortes violentas sem causa determinada foi de 2,7. Já Parnaíba teve uma taxa de 24 mortes (incluindo homicídios e óbitos com causa indeterminada). 

Este panorama é diferente daquele divulgado no dia 5 de junho, com dados sobre os estados. O de hoje detalha a realidade dos municípios quanto aos indicadores socieconômicos. De acordo com a pesquisa, os indicadores que se destacam nas cidades mais violentas são a desocupação de jovens, vulnerabilidade à pobreza e baixo atendimento escolar na infância.

Em Teresina, algumas taxas também chamam a atenção: o percentual de crianças vulneráveis à pobreza é de 55% e a taxa de desocupação de jovens chegou a 37% nos jovens de 15 a 17 anos, enquanto a média brasileira é de 29%.

Em Parnaíba, por exemplo, o percentual de crianças vulneráveis à pobreza chegou a 68%, segundo a pesquisa, enquanto a média brasileira é de 39%. O percentual de pessoas de 15 a 24 anos que não estudam nem trabalham e são vulneráveis à pobreza em Parnaíba chegou a 17,7% e a média brasileira é de 9%.

Com informações do G1 PI




Deixe seu comentário: